sábado, 29 de setembro de 2012

John Boyne

The Boy in the Striped Pyjamas x Mutiny on the Bounty


The Boy in the Striped Pyjamas
O menino do pijama listrado - 186 páginas - Companhia das Letras

Não se tornou um Best Seller por acaso. Trata do Nazismo de modo especial: com o olhar de uma criança.  É um livro de fácil leitura, apesar de profundo em sua reflexão. O autor consegue atingir seu objetivo, prende o leitor e o emociona com o final. Evito livros que me fazem chorar, mas não me arrependi de tê-lo lido. É realmente muito bom. Leia.


Mutiny on the Bounty
O garoto no convés - 496 páginas - Companhia das Letras

É prudente conhecer bem a obra de um autor antes de se aventurar com livros de mais de 400 páginas. Quanto maior o livro, pior a decepção se o livro for ruim. Especialmente, se você, como eu, não abandona livros pela metade. Pois bem, li O menino do pijama listrado e gostei. "Então, O garoto no convés deve ser bom também", pensei. Foi a segunda vez que me dei mal fazendo isso. (A primeira foi com Júlio Verne, mas depois falarei disso.)

O livro não é, nem de longe, tão bom quanto O menino do pijama listrado. Criei muita expectativa e acabei me frustrando. Não dá para dizer que o livro é ruim. (Stephenie Meyer que me perdoe, mas ruim mesmo é Crepúsculo.) Eu o classificaria como regular. Talvez eu o achasse bom se não tivesse criado expectativa nenhuma. Não sei. De qualquer forma, não posso dizer que recomendo esse livro, mas, caso você já o esteja lendo, ou queira muito ler, devo confessar que o final faz as quase 500 páginas valerem a pena.

Moral da história: Você só vai gostar se não esperar muito dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem sua opinião, ela é muito importante para nós! ;*